quarta-feira, 20 de maio de 2015

Leffe


Hoje vou contar uma breve história sobre a Abadia de Notre Dame de Leffe.


Abadia de Notre Dame de Leffe
Fundada em 1152, a Abadia de Notre Dame de Leffe é responsável pela fabricação da cerveja de abadia mais consumida no mundo.

Localizada à beira do rio Meuse, na província de Namur no sul da Bélgica, os monges premonstratenses, sábios da cerveja, só começaram a produzi-las em 1240.

Com mais de 8 séculos de historia a Abadia de Leffe passou por muitas dificuldades: problemas financeiros, enchentes, incêndios, ataques de tropas na Revolução Francesa e etc. Até que em 1794 os monges abandonaram a abadia, porém continuaram a produção em uma escala menor até 1809 quando a produção foi interrompida completamente.

Em 1937 a Abadia de Leffe foi oficialmente declarada como patrimônio histórico, os monges voltaram para a Abadia e a produção voltou a todo vapor.

Cervejaria Lootvoet
Em 1952, os monges firmaram um contrato de royalties importantíssimo com uma cervejaria comercial. Isto aconteceu quando o monge Abbot Nys e Albert Lootvoet, dono de uma cervejaria na cidade de Overijse, resolveram produzir a cerveja Leffe Brown, segundo a tradicional receita e processo de fabricação, em escala comercial para ser vendida no mercado belga. A cerveja foi um sucesso instantâneo. Nas décadas seguintes as cervejas da marca se espalharam pela Europa e outros países.


Em 1977, Albert Lootvoet obteve apoio financeiro da Cervejaria Artois. Em 1987, acontece a fusão das Cervejarias Artois e Piedboeuf, surgindo assim a Cervejaria Interbrew.

Em agosto de 2004, acontece a fusão entre da Interbrew e Ambev, criado um novo nome e uma nova identidade: InBev. Em Setembro de 2005, o nome mudou para Interbrew Belgium NV tornou-se a InBev Belgium NV. Com isso a Leffe ganhou poder de distribuição mundial. Hoje é distribuída em mais de 60 países.  

Atualmente são produzidos os seguintes rótulos: Blonde, Brown, TripelRadieuseRuby, 
Leffe 9º, Royale, Nectar e Christmas.



Infelizmente só consegui degustar 5 deles (por enquanto), sendo que 1 parece que saiu de linha:

Blonde: Cerveja de coloração amarelo intenso. Possui aroma de pão fresco, frutas brancas e condimentos também são perceptíveis, com sabor predominante do malte, possui amargor baixo e leve dulçor no final do gole.

Estilo: Belgian Blond Ale
ABV: 6,6%

Brune/Brown: Cerveja de coloração marrom escuro. Possui aroma de malte tostado e caramelo. O sabor de tosta é baixo porém marcante, café presente e leve chocolate.

Estilo: Belgian Dark Ale
ABV: 6,5%
Radieuse: Cerveja de coloração cobre-avermelhado. Extremamente forte, possui aroma de caramelo, frutas passas e leve condimentação. Possui amargor baixo e o aftertaste aquecedor devido ao alto teor alcoólico.

Estilo: Belgian Strong Dark Ale
ABV: 8,2%
Vieille Cuvée*: De coloração âmbar escura, possui uma espuma persistente. Aroma de caramelo, especiarias e bem suave de frutas vermelhas. O sabor é de frutas secas e caramelo. o aftertaste é doce e alcoólico.

Estilo: Belgian Strong Dark Ale
ABV: 8,2%
*Aparentemente não está mais em produção. Não consta no site da leffe
Leffe Royale: Cerveja de coloração âmbar escura, possui aroma de malte, especiarias e frutas amarelas. Utiliza 3 variedades de lúpulo em sua produção o que proporciona o equilíbrio perfeito entre amargo e o adocicado.

Estilo: Belgian Strong Pale Ale
ABV: 7,5%

Forte abraço e até a próxima!

Referencias:
http://www.abbaye-de-leffe.be/

0 comentários :

Postar um comentário