quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cerveja de Trigo: Porta de entrada

Olá!

Para a grande maioria dos novatos apreciadores de cervejas especiais, a Weizenbier (cerveja de trigo) é a porta de entrada para quem está iniciando as atividades. 
Por ser uma cerveja refrescante e de baixo amargor a cerveja de trigo cai no gosto da galera. 

Existem vários tipos de cervejas de trigo (veremos em outra oportunidade), porém a mais comum é a Hefewizenbier (cerveja de trigo não filtrada) ou Weissbier (cerveja branca).

As cervejas de trigo devem ter no mínimo 50% de maltes de trigo em sua composição. As principais características são os aromas frutados, lembrando geralmente banana, e de especiarias como o cravo da índia e à noz moscada. Estes aromas são provenientes da fermentação e não é adicionado banana nem cravo.

A cerveja de trigo é aquela cerveja do copão, manja? 
É muito comum as pessoas se referirem as cervejas de trigo como sendo "aquela do copão" no momento de fazer o pedido para o garçom. Eu mesmo já presenciei. 

As cervejas de trigo devem ser consumidas em um único copo, independente do tamanho da garrafa. Para isso, no momento de servir, deve-se deixar aproximadamente 3 dedos de cerveja na garrafa e agita-la lentamente, em seguida complete o copo. O objetivo é misturar o fermento que fica no fundo da garrafa deixando a cerveja homogênea e muito mais saborosa. 

As cervejas de trigo são tão gostosas e nutritivas que os bávaros costumam consumi-las no café da manhã. Chato heim!

E você já provou a "cerveja do copão"?

Forte abraço!

Trilha sonora: Pink Floyd - Shine On You Crazy Diamond

Referências: 
Larousse da Cerveja: Ronaldo Morado
Cervejas Brejas & Birras: Mauricio Beltramelli


Fonte da imagem: Revista Rumo

0 comentários :

Postar um comentário