Em tempos de Oktoberfest vale a pena conhecer a história da maior festa popular do mundo.
Oktoberfest (em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival, literalmente "Festa de Outubro").
Tudo começou em 12 de outubro de 1810, quando o Príncipe Ludwig I da Baviera casou-se com a Princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. O casamento ocorreu na época das tradicionais festas da colheita, e por isso ficou decidido que, naquele ano, Munique teria uma festa especial para comemorar o casamento real. A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu em um parque longe do centro, batizado Theresienwiese (algo como campos de Tereza), em homenagem à noiva. Ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique. O ponto alto da festa foi marcado por uma corrida de cavalos com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.
Prefeito de Munique colocando a
torneira no Barril
Foto: www.oktoberfest.de
|
A comemoração de duas semanas abre com os mestres-cervejeiros das principais cervejarias de Munique adentrando o parque. Em seguida, ao meio-dia, o prefeito de Munique abre cerimoniosamente o primeiro barril de madeira, inserindo a torneira com uma marreta. A torneira deve ser colocada precisamente com um único golpe, caso contrário todos que estão próximos levam um banho de cerveja. Abrir incorretamente o barril diante de toda população de Munique, acredite, pode prejudicar a carreira politica do pobre prefeito. Existe até treinamento antes do evento para garantir a marretada perfeita.
Galpão de uma das cervejarias
Foto: www.oktoberfest-munchen.com
|
Neste ano participaram do evento, que começou em 20 de setembro e foi até 05 de outubro, 6,3 milhões de visitantes. Cerca de 6,4 milhões de litros de cerveja foram consumidos nos 16 dias de festa.
Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo mundo. Hoje existem Oktoberfests em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietname, entre outros.
Vale a pena conferir!
Fico por aqui ao som de Hells Bells do AC/DC.
Forte abraços e até a próxima!
Referências:
A mesa do Mestre-Cervejeiro: Garrett Oliver
Essa é uma festa que quero ir muito!
ResponderExcluir