terça-feira, 11 de novembro de 2014

História da Cerveja: Um breve relato sobre o surgimento

Muitos acreditam que a cerveja surgiu há aproximadamente 9.000, no período neolítico (idade da pedra), quando o homem pré-histórico abandonou o estilo de vida nômade e começou a desenvolver as primeiras técnicas de agricultura, cultivando basicamente grãos. O cultivo e armazenamento desses grãos para consumo posterior permitiram a fixação do homem em grupos.

Relatos indicam que a cerveja foi descoberta na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se encontra o Iraque.

Mesopotâmia: entre os rios Tigre e Eufrates
Pois bem, não existe comprovação cientifica de como exatamente a cerveja surgiu, apenas hipóteses. A hipótese mais plausível (no meu ponto de vista) é a de que um grupo de agricultores tenha armazenado a colheita em recipientes, para uso posterior. Uma provável chuva pode ter umedecido os grãos. Para que a colheita não fosse perdida, os grãos foram postos para secar. Nesta etapa ocorreu a germinação dos grãos. Choveu novamente, só que desta vez choveu pra caramba! Os grãos foram encharcados e formaram um "mingau". Este "mingau" foi esquecido nestes recipientes e encontrado posteriormente. Neste período houve a ação de micro-organismos, que produziram álcool a partir da fermentação dos açúcares do malte. 

E eis que surge a cerveja!

Os povos da antiguidade (sumérios, babilônios e gregos) deixaram diversas provas da importância social e religiosa relacionadas à cerveja, como por exemplo, o código de Hamurábi (sexto rei da primeira dinastia babilônica) escrito por volta de 1730 a.C. Um dos artigos desse código previa o afogamento do cervejeiro em sua própria bebida caso ela fosse intragável.


Código de Hamurábi: Artigo previa
pena de morte  na própria cerveja
A cerveja era tida como uma bebida divina e oferecida constantemente aos deuses cultuados. Nessa época, as mulheres eram responsáveis pela produção e distribuição da cerveja (que eram bem diferentes das de hoje). As cervejas eram turvas e não filtradas, por isso eram consumidas em grandes jarros com canudos, para evitar a ingestão dos resíduos sedimentados.

Cilindro Sumério de barro. Pessoas bebendo cerveja 
O cereal mais utilizado para fazer as cervejas daquela época era o trigo. Era bastante comum adicionar uvas, tâmaras, gengibre, mel e diversas ervas no processo de fabricação (percebeu-se que isso acelerava o processo de fabricação já que a casca das frutas traziam leveduras e bactérias que facilitavam a fermentação).
Sumérios oferecendo cerveja aos deuses

Bom, esse foi um breve relato sobre o surgimento da cerveja. Existem diversos livros e artigos que explicam detalhadamente todo o estudo feito para tentar desvendar a historia da cerveja.

Fico por aqui ao som de 2112 do Rush.

Forte abraço!

Referências: 
Larousse da Cerveja: Ronaldo Morado 
Cervejas Brejas & Birras: Mauricio Beltramelli

0 comentários :

Postar um comentário